Toscolino: Amostra-Síntese
Entscheidungsproblem:
"Se tu não podes abrir: não te pertences."
(Pan&Tone)
Durante as indas e vindas do "upgrade" do primeiro projeto de guitarra digital (Toscolão) me debati para encontrar uma caminho reprodutível no esquema faça-você-mesmo que fosse simples, mas musicalmente completo. Optei então por ter um projeto paralelo que chegasse mais rapidamente aos problemas de computabilidade musical e por reduzir a complexidade na manufatura do hardware com a reinvenção de protocolos e firmwares, buscando um processo barato, mas que não deixasse de contemplar um mínimo de epifania sobre "abrir" a caixa preta e mesmo algo de subverter processos industriais e pensá-los artesanalmente.
Registro aqui então um processo que pode tornar-se um jogo bastante intuitivo, que passa pelo hardware-hacking e logo entra nos algoritmos musicais.
Para isso trabalhamos aqui com uma pequena modificação em joysticks usb bastante comuns no mercado "shanzhai"* brasileiro e que custam 5% ou menos do que custariam para serem feitos a partir de microcontroladores, utilizando o gestual das guitarras a partir de violões infantis em plástico como suporte de invólucro.
A intenção é desenvolver uma biblioteca de computação musical rapidamente associável a gestos deste dispositivo e poder rapidamente criar praticas instrumentais, de improviso e composição a partir destes.
*shanzhai: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xing_Ling
PS: tutoriais ainda em construção: volte em breve e/ou apareça no Pontão da Eco para discutir este projeto.
Oficinas de construção de Instrumentos Musicais com Software e Hardware Livre no Pontão da ECO - UFRJ
* Segunda Quarta & Sexta *
19:30 às 21:30
(de 18 a 27 de maio de 2011)
como chegar?
Toscolab?
*não é necessário acompanhar todos encontros ou qualquer conhecimento prévio, a dinâmica acontecerá sob demanda dos presentes nos encontros..... para um uso mais prático e livre do laboratório entenda a proposta "Toscolab":
"Toscolão"